HISTORICO DA NOSSA ESCOLA NO DESFILE DO DIA 7 DE SETEMBRO
A ESCOLA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA foi com 12 pelotões para o desfile em comemorações ao dia 7 de setembro, independência do nosso Brasil rico pelas suas belezas naturais e pelo seu povo alegre e festivo que sempre lutou pela sua independência de toda espécie de opressão.
Levou como tema para o desfile: Educar... Conduzir... Viver e Sonhar.
EDUCAR é um verbo que envolve muita AÇÃO; ação para repensar, refletir, elaborar, ou seja: preparando o individuo para a vida.
CONDUZIR o individuo nesta luta requer muita esforço e dedicação. Sabemos que o ser humano é um constante mudar, pois, dia a dia, ele confronta situações novas que o fazem, dentro da sua experiência adquirida ao longo de sua busca, seja ela qual for, RECOMEÇAR.
VIVER é lutar por melhores dias é a característica principal deste nosso povo Boavistense Brasileiro que acredita e não desiste nunca que é possível envolve coragem, e na história da educação tudo pode ser novo e cheio de esperança, quando sonhamos e lutamos para conquistar estes sonhos.
SONHAR é o verbo que traduz a esperança, nossos antepassados sonharam em conquistar a liberdade de nosso pais e conquistaram. Hoje sonhamos pela liberdade de todos os povos que estão oprimidos por países imperialista e por ditadores sem escrúpulos para se manter no poder. Devemos nos permitir sonhar sempre por um futuro melhor para todos com paz e liberdades para os povos e com certeza conquistaremos muitos de nossos sonhos através da educação.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Padre José de Anchieta” tem um papel marcante na realizações de seus sonhos.
Desde sua fundação até os dias atuais, sofreu com as transformações imposta pelas Leis que regem o Ensino Brasileiro. Mas se mostrou firme e acatou todas as mudanças com dignidade e respeito, pois sabe que tudo que vier para benefício de um povo é especial.
“A Educação, inspirada no princípio da unidade nacional e nos ideais de liberdade e solidariedade humana, é direito de todos e dever do Estado, e será dada no lar e na escola” (Constituição Federal de 1981, Art. 176).
Temos a frente da escola os professores: Hamil Marques e Marques, Lucineth Magno da Silva e Rosemary Santos da Silva.
Nosso pensamento: Creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos.
HINO DA ESCOLA
PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
Salve a escola do nosso coração
Celeiro nobre da nossa educação
A ti jamais haverá comparação
Nesta terra abençoada de São Sebastião
Trazes o nome de José de Anchieta
Exemplo incomparável da catequização
Que já nos tempos da colonização
Já educava os filhos da nossa nação
CORO (2X)
ANCHIETA...
COM TODO O AMOR
NOS PREPARASTE PARA A VIDA
POR ISSO NUNCA
POR NÓS SERÁS ESQUECIDA
ANCHIETA, ESCOLA TÃO QUERIDA.
Por toda vida teus alunos vão lembrar
Dos dias tão felizes contigo a estudar
E para sempre e em cada coração
Ficara gravada a nossa gratidão
Pois com certeza não será esperança vã
São teus alunos os valores do amanhã.
Autor: Fran Araújo